sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Capacitação sobre estudo de casos


                                                                "Embora ninguém possa voltar a trás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim!"
Chico Xavier

Aconteceu ontem, 24 de novembro, uma capacitação ministrada pela Analista de Língua Portuguesa da Equipe Central, Míriam Soares Silva, sobre estudos de casos: Avaliação de Aprendizagem, Progressão Parcial e a Intervenção Pedagógica nos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Nas oficinas estavam presentes os professores do PIP/CBC, as Analistas Educacionais e Inspetoras da SRE Curvelo. Com essa capacitação conseguimos analisar a aplicabilidade das Resoluções CNE/CEB nº 07/2010, SEE/MG nº 1086/08, SEE/MG nº 521/04 e dos Ofícios circulares 302/10 e 242/11.

Tudo ocorreu de maneira organizada e muito bem orientada. Podemos afirmar com toda propriedade que foi um dia de muito aprendizado, integração e crescimento para todos os presentes. Ficou marcado em nós a imagem de que nossa trajetória é um caminho contínuo e compreendemos bem essa idéia, pois, temos certeza de que desafios virão, mas ao final desse percurso levaremos a convicção do dever cumprido.


quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Toda força no PROEB

Os Diretores das escolas estaduais e municipais estiveram reunidos hoje no salão da SRE Curvelo em uma capacitação para a aplicação do PROEB (5º e 9º ano do E.F. e 3º ano do E.M.), ministrada pelas Analistas Érika Caetano e Magda Marília.

Participaram também alguns professores, vice-diretores e todos da Equipe do PIP/CBC.

Foi ressaltada a importância das avaliações do PROEB e seus resultados para determinar as diretrizes do trabalho dos professores, especialistas, analistas e melhoria das Políticas Públicas. E acima de tudo, garantir uma intervenção satisfatória em cima das habilidades não consolidadas.

Encontro das equipes do PIP/CBC de Minas Gerais



Cerca de 700 profissionais da educação e especialistas na área participaram do ‘Encontro da Equipe Regional do PIP II – Implementação dos CBCs’. O encontro abordou sobre as diretrizes de trabalho dos especialistas do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) para os últimos anos do ensino fundamental nas diferentes áreas dos Conteúdos Básicos Comuns (CBCs). Durante o evento os educadores participaram de palestras e oficinas.

O encontro aconteceu no Hotel Tauá, dos dias 7 a 11 de novembro no distrito de Roças Novas, em Caeté – Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A equipe do PIP participou de exposições dialogadas, oficinas de áreas específicas (Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Ciências da Natureza, Língua Inglesa, Educação Física e Arte). Esses momentos proporcionaram oportunidades de construção de conhecimento coletivo, reflexão sobre as avaliações externas, a importância do trabalho em equipe e a construção da cultura da amabilidade. O espírito de liderança foi ressaltado como peça chave na organização e implementação do PIP-CBC Anos Finais. 


terça-feira, 1 de novembro de 2011

Visitas às escolas

 "A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

Desde o final de setembro, iniciamos nossas visitas às escolas de Curvelo e Inimutaba. Dentre elas estão:

E.E. Irmã Raimunda Marques
E.E. Irmã Clarentina
E.E. Ministro Adauto Lúcio Cardoso
E.E. Interventor Alcides Lins
E.E. Dr. Pacífico Mascarenhas
E.E. Bolivar de Freitas

Nossa equipe foi dividida em duplas e trios de acordo com a necessidade de cada escola, sempre acompanhados da coordenadora Dulcymar de Mello Gonçalves Pimenta e da Analista da Escola.

Foram momentos de trocas de experiências exitosas que nos fizeram perceber a importância da união, da humildade e da ousadia para sempre inovar.